Projeto de Desenvolvimento de Ensino de Pós-graduação na Área de Ciências Contábeis (Mestrado e Doutorado)

Resumo: O programa de pós-graduação stricto senso em Ciências Contábeis foi criado em 2010 com o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis e está inserido no movimento de fortalecimento da pós-graduação na UFES. Nos últimos dez anos o número de cursos de mestrado na UFES passou de 25 para 58 (crescimento de 132%), e os de doutorado de 5 para 27 (crescimento de 440%). Anualmente são abertas nestes cursos cerca de 1.200 vagas para novos alunos. Atualmente, são 4.510 estudantes matriculados em cursos de Mestrado (2.620), Doutorado (796) e Especialização (1.094). O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCON/UFES) representa uma importante oportunidade de continuidade na formação do profissional contábil no ES. O curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFES, com alinhamento nos Princípios filosóficos e teórico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas da Universidade, existe desde o ano de 1965, ou seja, em 2016 o curso de graduação completou 51 anos de existência e o curso de mestrado (criado em 2010) 6 anos. Dado o longo período de existência do curso de graduação conclui-se que há, portanto, uma ampla gama de profissionais atuando no mercado capixaba que buscam e necessitam de contínuo aperfeiçoamento. Esse aperfeiçoamento fez-se ainda mais necessário após a convergência do Brasil aos padrões internacionais de contabilidade a partir da promulgação da Lei 11.638/2007, quando muitas empresas tiveram que adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, isto é, as IFRS (International Financial Reporting Standards). Além disso, vale destacar que as atuais práticas de controle e gestão adotadas por empresas brasileiras requerem uma nova postura do profissional contábil, em que se faz necessário dominar conhecimentos como: métodos quantitativos aplicados, finanças, planejamento estratégico e orçamentário, governança corporativa, avaliação do desempenho corporativo, relatórios sociais e ambientais, valuation, planejamento tributário entre outros.
É nesse contexto que o mestrado acadêmico em Ciências Contábeis da UFES, portanto, capacita os contadores para formar futuros pesquisadores e docentes, mas também profissionais do mercado de trabalho que buscam conhecimento e aprimoramento profissional. Vale destacar que, especialmente em regiões localizadas fora dos grandes centros, há carência de mestres e doutores em Ciências Contábeis para atuar nas atividades de ensino. O PPGCON/UFES foi concebido inicialmente por meio do mestrado, com o propósito de aprofundar conhecimentos teórico-práticos de profissionais, autorizado pelo CTC-CAPES em 30 de setembro de 2009 com o conceito 3 (três). As aulas da 1ª Turma (2010) foram iniciadas em agosto de 2010 (2º semestre de 2010). Deve-se destacar que este programa foi desenvolvido a partir de uma associação temporária entre o corpo docente da UFES e da UFRJ. Assim, no momento da aprovação da proposta em 2009, o corpo docente presente na proposta do programa aprovado pela CAPES era composto por 13 professores, sendo 7 professores da UFES e 6 da UFRJ. Atualmente o PPGCON/UFES se consolidou atendendo os critérios da área da CAPES para a solicitação de um curso de doutorado, com 12 professores, sendo somente dois da UFRJ. O convênio de cooperação acadêmica entre as instituições UFRJ e UFES gerou grande sinergia entres os programas contribuindo em ambas as direções, porque também viabilizou a expansão também do PPGCC da UFRJ. A proposta APCN aprovada em 2013 que autorizou o início do Curso de Doutorado em Ciências Contábeis da UFRJ contou com a participação da Profa. Patricia Maria Bortolon. Outros dois professores também começaram a contribuir com o programa da UFRJ a partir de 2014, os Profs. Alfredo Sarlo Neto e José Elias Feres de Almeida.
O PPGCON/UFES passou por apenas uma avaliação da CAPES, no triênio 2010-2012, momento em que não havia, por exemplo, dissertações defendidas o que tornou a avaliação pouco representativa. A perspectiva para a avaliação da quadrienal 2013-2016, entretanto, é bastante positiva. O acompanhamento dos indicadores do documento de área da CAPES sugere que a nota do Programa irá melhorar. O PPGCON/UFES conta com bons indicadores de produção acadêmica docente e discente, trabalhos de conclusão e inserção social. O bom desenvolvimento do Programa nestes seis anos subsidiou a proposta de criação de Programa de Doutorado no APCN-2016. No momento o PPGCON aguarda o retorno da avaliação da CAPES quanto a essa proposta. Nesse sentido, o projeto de desenvolvimento institucional auxiliará no movimento de fortalecimento do PPGCON/UFES no cenário de restrição de recursos orçamentários que se estabeleceu desde 2015.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JOSE ELIAS FERES DE ALMEIDA
Pesquisador ANNOR DA SILVA JUNIOR
Pesquisador PATRÍCIA MARIA BORTOLON
Pesquisador GABRIEL MOREIRA CAMPOS
Pesquisador EDUARDO JOSÉ ZANOTELI
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910