GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS: ANÁLISES SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA E DA TEORIA DOS CICLOS POLÍTICOS
Nome: SCHLEIDEN PINHEIRO NASCIMENTO
Data de publicação: 16/04/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| DIMAS BARRÊTO DE QUEIROZ | Examinador Externo |
| DONIZETE REINA | Examinador Interno |
| JOSÉ ALVES DANTAS | Examinador Externo |
| MARCELO ÁLVARO DA SILVA MACEDO | Presidente |
| ROBSON ZUCCOLOTTO | Examinador Interno |
Resumo: Esta tese, composta por 3 (três) estudos, tem por objetivo analisar a existência de práticas de
gerenciamento de resultados nas instituições financeiras públicas brasileiras sob a perspectiva
da Teoria da Escolha Pública e da Teoria dos Ciclos Políticos. A contribuição teórica deste
estudo consiste em relacionar as áreas de ciências contábeis e ciência política. Visando delimitar
o estudo, foram consideradas as instituições financeiras atuantes no Brasil no período de 2002
a 2023, desde que tivessem pelo menos 10 (dez) anos de dados neste período. A metodologia,
com abordagem quantitativa, com dados em painel com efeitos fixos e regressão robusta,
baseou-se no uso de modelos econométricos em 2 estágios. A relação positiva entre a parcela
discricionária da PCLD e resultado contábil (excluído da PCLD) indica haver o gerenciamento
de resultados pelas instituições financeiras brasileiras em geral, sendo adotada a prática de
suavização de resultados por meio da PCLD. Por outro lado, nas instituições financeiras
públicas esta relação é negativa, sugerindo-se a prática do Take a Bath ou Big Bath Accounting.
Não foram encontradas evidências de gerenciamento de resultados em decorrência dos ciclos
políticos. Por fim, quanto ao gerenciamento de resultados pela perspectiva da ideologia
partidária, há evidências de que nos governos de ideologia partidária de direita são adotadas
práticas de gerenciamento de resultados semelhantes às instituições financeiras em geral,
enquanto nos governos de ideologia partidária de esquerda são adotadas práticas de
gerenciamento de resultados semelhantes às instituições financeiras públicas. Os três estudos
convergem ao reconhecer a centralidade da PCLD discricionária como instrumento de
gerenciamento de resultados no setor bancário. Tanto no contexto geral quanto nas análises
específicas de instituições financeiras públicas, a discricionariedade associada a essa provisão
emerge como uma prática contábil relevante, sujeita a influências institucionais, econômicas e
políticas. Essa convergência reforça a robustez metodológica dos estudos e sua contribuição
para a literatura acadêmica sobre o tema. Considerando-se as limitações desta pesquisa, sugere-se o uso de abordagem qualitativa, visando capturar aspectos não observados nos estudo
