EFEITOS DA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS E DA COMPETIÇÃO NO MERCADO DE PRODUTOS NA RELAÇÃO ENTRE O CICLO DE CONVERSÃO DE CAIXA E O DESEMPENHO DA EMPRESA

Nome: EDSON QUEIROZ NASCIMENTO

Data de publicação: 07/05/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DIANE ROSSI MAXIMIANO REINA Examinador Interno
JOÃO PAULO CALEMBO BATISTA MENEZES Examinador Externo
LUIZ CLAUDIO LOUZADA Presidente
MÁRCIO AUGUSTO GONÇALVES Examinador Externo
THAIS ALVES DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: Esta tese investiga os efeitos da estratégia de negócios (EN) e da competição no mercado de produtos (CMP) na relação entre o ciclo de conversão de caixa (CCC) e o desempenho superior
das empresas. Estruturada em três artigos (capítulo), cada capítulo oferece contribuições
importantes e complementares à teoria da estratégia de negócios e gestão financeira, com
destaque para o quarto capítulo, que explora a dupla moderação, uma inovação metodológica
relevante, conforme apontam da Silva e Vieira (2018), ainda pouco explorada nas áreas de
Ciências Contábeis e Administração. No Capítulo 2, são analisados os efeitos específicos e
combinados da estratégia de negócios e do CCC no desempenho superior da empresa. A partir
de uma amostra de empresas listadas na B3), com dados de 2001 a 2021, utilizando-se modelos
de regressão logística clusterizada por setor e ano, os resultados demonstram que empresas
com gestão conservadora do CCC têm maior chance de alcançar desempenho superior.
Adicionalmente, empresas com estratégias prospectoras obtêm melhor desempenho em relação
às defensoras. O estudo também evidencia que a combinação de uma estratégia de negócios
com uma gestão conservadora do capital de giro amplia as chances de desempenho superior,
destacando o papel da folga financeira como facilitadora desse alinhamento estratégicooperacional. No Capítulo 3, a análise concentra-se no papel moderador da competição no
mercado de produtos (CMP) na relação entre o CCC e o desempenho superior. Com base em
1.593 observações de empresas no período de 2001 a 2021, utilizando-se modelos de regressão
logística, os resultados indicam que a CMP influencia significativamente a relação entre o CCC
e o desempenho. Em mercados altamente competitivos, a gestão agressiva do CCC aumenta a
chance de a empresa alcançar desempenho superior devido à pressão por eficiência
operacional. Já em mercados com baixa competição, a gestão conservadora do CCC é mais
eficaz. O estudo também apresenta que a folga financeira influencia essa relação, reforçando
sua importância no contexto da empresa.
No Capítulo 4, é apresentada a principal contribuição desta tese: a análise da dupla moderação
da estratégia de negócios e da CMP na relação entre CCC e desempenho. O estudo, com a
mesma amostra e metodologia anteriores, revela que a eficácia do CCC é condicionada pela
interação entre a escolha da estratégia de negócios e o ambiente competitivo. Em baixa
competição, a estratégia defensora com gestão conservadora do CCC gera melhor desempenho,
enquanto em alta competição, a estratégia prospectora com gestão agressiva é mais eficiente.
A análise por componentes do CCC destaca que a gestão de recebíveis e pagamentos amplia
seus efeitos sob dupla moderação, enquanto a gestão de estoques é atenuada em alta
competição. Esses resultados são consistentes com as teorias da contingência, dos recursos e
capacidades, e da agência, evidenciando que o desempenho superior resulta da integração entre
recursos internos, posicionamento estratégico e alinhamento com o ambiente competitivo. Ao
testar a dupla moderação entre a estratégia de negócios e a competição no mercado de produtos,
esta tese avança o entendimento sobre como as empresas podem otimizar seu ciclo de
conversão de caixa para alcançar desempenho superior, contribuindo para a literatura ao
fornecer evidências empíricas sobre a interação entre estratégia e competição.

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