IMAGEM DO CONTADOR A PARTIR DO PERFIL ESPERADO DO EGRESSO EM
CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DE
PUBLICAÇÕES SELECIONADAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Nome: JULIO CEZAR MENDES CAETANO
Data de publicação: 02/08/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
EMANUEL RODRIGUES JUNQUEIRA DE MATOS | Presidente |
MARCIA BIANCHI | Examinador Externo |
VAGNER ANTONIO MARQUES | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo investigou como os estereótipos do profissional de contabilidade, presentes em
publicações institucionais e humorísticas na rede social Instagram, refletem o perfil do egresso
esperado pelos cursos de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior (IES)
brasileiras. Para atingir esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, na qual os
estereótipos foram extraídos e analisados de forma interpretativa, fundamentada na Teoria das
Representações Sociais. A metodologia baseou-se no modelo de análise de estereótipos
proposto por Albu et al. (2011), que incluiu a definição de uma lista de estereótipos, a coleta de
dados a partir das descrições dos cursos de Ciências Contábeis das vinte principais IES do
Brasil, conforme o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2023, e de publicações na rede social
Instagram, tanto em páginas institucionais quanto em páginas de livre publicação de teor
humorístico. A análise revelou uma dicotomia entre a imagem idealizada do contador,
promovida pelas IES e páginas institucionais no Instagram, e os estereótipos negativos
encontrados em páginas de humor na mesma rede social. As IES retratam o contador como um
profissional ético, competente e estratégico, essencial para o desenvolvimento econômico e
social, enquanto os memes satirizam o contador como um indivíduo tedioso, burocrático e
distante da realidade social. Essa divergência entre as representações sociais pode gerar
impactos negativos para a profissão, como a desmotivação de estudantes e a desvalorização do
trabalho contábil. Além disso, a prevalência de estereótipos negativos pode levar à correlação
ilusória, associando o contador a eventos negativos, como fraudes, mesmo que esses sejam
raros. O estudo destaca a importância de um diálogo construtivo entre as IES, as entidades de
classe e os profissionais para promover uma imagem mais precisa e positiva da contabilidade.
Ações como a revisão de currículos, campanhas de comunicação e o desenvolvimento de
habilidades interpessoais podem contribuir para a construção de uma identidade profissional
mais sólida e valorizada. Apesar das limitações, como a concentração em um conjunto
específico de fontes de dados e a abordagem predominantemente qualitativa, este estudo
oferece uma importante análise das representações sociais do contador e suas implicações para
a profissão, propiciando futuras investigações sobre as causas subjacentes aos estereótipos e
para o desenvolvimento de estratégias eficazes para a promoção de uma imagem positiva da
contabilidade.