ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS, COMPETIÇÃO NO MERCADO DE PRODUTOS E DESEMPENHO DA EMPRESA

Nome: RENAN NUNES DE BARROS

Data de publicação: 05/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CLAUDIO LOUZADA Orientador

Resumo: Objetivo - Esta pesquisa investiga os efeitos específicos e combinados da estratégia de
negócios da empresa e da competição do mercado de produtos no desempenho de empresas
listadas na bolsa de valores brasileira.
Metodologia - Foram analisadas empresas de capital aberto listadas na bolsa de valores do
Brasil no período de 2001 a 2021. A estratégia de negócios foi calculada usando uma
pontuação composta seguindo a adaptação proposta por Bentley, Omer e Sharp (2013) de
Ittner, Larcker e Rajan (1997) baseada na estrutura de Miles e Snow (1978, 2003). A
competição no mercado de produtos foi mensurada através de múltiplas dimensões
Herfindahl-Hirschman (HHI), Índice de Concentração (CR4) e Índice Hall-Tideman (HTI).
Foram usadas as variáveis contábeis retorno sobre os ativos (ROA) e o retorno sobre o
patrimônio líquido (ROE) para medir o desempenho das empresas. As hipóteses foram
testadas utilizando o método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) controlando os
efeitos fixos de ano e empresa. Além disso, medidas adicionais em relação à estratégia de
negócios, diversificação e ciclos econômicos foram utilizadas para testar a robustez dos
resultados.
Resultados – Os resultados indicam que, de maneira específica, a estratégia de negócios
adotada pelas empresas não exerce efeitos significantes no desempenho, entretanto empresas
em setores mais competitivos apresentam maior desempenho comparadas aquelas em
mercados menos competitivos. O efeito moderador da competição no mercado de produtos e
da estratégia de negócios no desempenho das empresas revelou-se significante, em conjunto,
empresas prospectoras que operam em mercados mais competitivos apresentam maior
desempenho, corroborando Zhang (2016). Adicionalmente observou-se com a inclusão de
testes adicionais para estratégia de negócios, diversificação de produtos e ciclos de negócios
que os resultados se mantiveram ou intensificaram em relação aos achados iniciais.
Implicações práticas – Os resultados deste estudo contribuem para identificar aos diversos
stakeholders (analistas de previsão, investidores, auditores, reguladores e gestores)
importantes determinantes relacionados a essas três dimensões, no sentido verificar e
monitorar a estratégia a ser adaptada pela empresa para alcançar melhor desempenho em
ambientes mais ou menos competitivos. Por fim, este estudo contribui com desenvolvimento
da teoria e para avanços no campo da contabilidade, economia e administração que investigam
o desempenho das empresas a partir de medidas contábeis.
Originalidade – Os achados deste trabalho oferecem evidências empíricas no ambiente das
empresas brasileiras apresentando um resultado claro que pode diferir em parte dos resultados
das empresas listada em outros países. Isso acontece devido às situações particulares de cada
país, como qualidade do mercado de capitais, ambiente institucional, sistema tributário e
instabilidade política e econômica que devem ser consideradas antes da aplicação de
prognósticos generalizados.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910