PRINCIPAIS Assuntos de Auditoria e Decisão de
investimento: um Estudo Experimental no
contexto Brasileiro

Nome: MARIANA APARECIDA FAVERO FIORIN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VAGNER ANTONIO MARQUES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
PAULO ROBERTO DA CUNHA Examinador Externo
RAFAEL DE LACERDA MOREIRA Examinador Interno
VAGNER ANTONIO MARQUES Orientador

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto dos Principais Assuntos de Auditoria
(PAAs) sobre a tomada de decisão dos investidores não institucionais. Com o aumento das
críticas a respeito do conteúdo informacional dos Relatórios de Auditoria Independente (RAIs),
há um crescente esforço dos reguladores para mudanças nas normas de auditoria com vistas a
melhorias no conteúdo informacional e, consequentemente, a auxiliar os usuários na tomada de
decisão de investimento. Nesse sentido, em 2016 houve, no Brasil, alterações das normas de
auditoria, dentre as quais destaca-se a Norma Brasileira de Contabilidade – Técnica de
Auditoria 701 (NBC TA 701), que dispõe sobre a comunicação PAAs no RAI. Após as
mudanças das normas auditorias, Silviu e Timea (2015) sugeriram que a inclusão dos PAAs
nos RAIs baseia-se na Theory of Inspired Confidence (TCI), evidenciada por Limperg (1932),
pois ela aborda que as informações contidas nos RAIs visam conferir credibilidade dos usuários
ao analisarem as demonstrações financeiras (DFs) para tomarem a decisão de investimento.
Nos últimos anos, tem crescido o número de investidores não institucionais (pessoas físicas), o
que sugere a necessidade de entender como o conteúdo informacional dos RAIs auxilia no
processo decisório desses usuários. Diante desse contexto, realizou-se um experimento, com
desenho de pesquisa 2x1 entre participantes (between) manipulando (i) Ausência de PAAs e
(ii) Presença de PAAs. Em ambas as manipulações, o participante teve que tomar a sua decisão
de investimento. As técnicas de análise utilizadas foram a estatística descritiva, WilcoxonMann-Whitney, Kruskal-Wallis, e gráficos de efeitos marginais, com auxílio do software R
para análise dos dados. Os resultados evidenciaram que a divulgação dos PAAs não afetou a
tomada de decisão de investidores não institucionais brasileiros para o cenário em que a opinião
de auditoria foi não modificada (sem ressalva) e para o cenário em que a opinião de auditoria
foi modificada (com ressalva). Observou-se, ainda, que os usuários tendem a utilizar raramente
os RAIs para a decisão de investimento, inclusive para o cenário com opinião modificada. Nesse
sentido, este estudo tem potencial de contribuição para os investidores não institucionais,
reguladores, auditores e demais partes que se interessam por essa temática, pois traz evidências
empíricas da relação entre a divulgação dos PAAs e o processo de tomada de decisão de
investimento, bem como influencia na ampliação das informações a respeito do impacto das
mudanças regulatórias de auditoria.

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