RELAÇÃO Entre Slack, Desempenho da Firma e Efeitos Das
multidimensãos da Imprevisibilidade do Setor de Produtos

Nome: EDCARLOS FERREIRA BARBOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CLAUDIO LOUZADA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CLAUDIO LOUZADA Orientador
RICARDO DOS SANTOS DIAS Examinador Externo
VAGNER ANTONIO MARQUES Examinador Interno

Resumo: Objetivo – Esta pesquisa investiga o efeito dos slacks disponível, recuperável e potencial no
desempenho da firma, moderado por métricas de complexidade do setor de produtos a partir
da sua decomposição em efeitos eficiência, lucratividade e incentivos.
Desenho/metodologia/abordagem – Dados de informações contábeis anuais de empresas
listadas não financeiras do Brasil e dos Estados Unidos da América durante o período de 2001
a 2020 anos foram analisados. Às pesquisas que estudam o efeito do slack organizacional no
desempenho, foi adicionado o estudo do efeito moderador da munificência, do dinamismo e da
complexidade do setor de produtos e sua decomposição em efeitos eficiência, lucratividade e
incentivos. A medição das variáveis de slack organizacional segue a literatura inicialmente
desenvolvida por Cyert & March (1963) e as variáveis da complexidade do setor de produtos
seguem o conceito das variáveis desenvolvidas por Dess e Beard (1984) e operacionalizadas
por Keats e Hitt (1988). Os efeitos eficiência, lucratividade e incentivos segue o arcabouço
apresentado por Godoy-Bejarano et al. (2020). As hipóteses foram testadas usando regressões
Ordinary Least Squares (OLS) controladas por efeitos fixos para país e setor com erros padrão
robustos de cluster nas dimensões de país e setor.
Resultados - Os resultados sugerem que a munificência, dinamismo e complexidade têm
efeitos moderadores nas relações entre os slacks disponível, recuperável e potencial com o
desempenho da firma, alterando a eficiência, a lucratividade e os incentivos para o acúmulo de
slack organizacional. Também foi evidenciado que o incentivo para alteração dos slacks
recuperável e potencial são maiores do que o slack disponível.
Originalidade/Valor – Esta pesquisa contribui para a literatura de estratégia, e em particular
de slack organizacional, uma vez que a relação entre slack e desempenho da firma pode ter os
efeitos eficiência, lucratividade e incentivos alterados dependendo dos níveis das
multidimensões do setor de produtos, o que indica que os níveis de slack devem ser ajustados
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de acordo com as condições do setor. Além disso, esta pesquisa vai além de Godoy-Bejarano
et al. (2020) ao incluir as dimensões de munificência e dinamismo nas relações multidimensãoefeito-slack no desempenho da empresa. Este estudo sugere que os mecanismos da relação
multidimensão-efeito-slack devem ser estudados de forma individualizada para cada tipo de
slack organizacional.

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