RELAÇÃO Entre Slack, Desempenho da Firma e Efeitos Das
multidimensãos da Imprevisibilidade do Setor de Produtos
Nome: EDCARLOS FERREIRA BARBOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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LUIZ CLAUDIO LOUZADA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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LUIZ CLAUDIO LOUZADA | Orientador |
RICARDO DOS SANTOS DIAS | Examinador Externo |
VAGNER ANTONIO MARQUES | Examinador Interno |
Resumo: Objetivo Esta pesquisa investiga o efeito dos slacks disponível, recuperável e potencial no
desempenho da firma, moderado por métricas de complexidade do setor de produtos a partir
da sua decomposição em efeitos eficiência, lucratividade e incentivos.
Desenho/metodologia/abordagem Dados de informações contábeis anuais de empresas
listadas não financeiras do Brasil e dos Estados Unidos da América durante o período de
2001 a 2020 anos foram analisados. Às pesquisas que estudam o efeito do slack
organizacional no desempenho, foi adicionado o estudo do efeito moderador da munificência,
do dinamismo e da complexidade do setor de produtos e sua decomposição em efeitos
eficiência, lucratividade e incentivos. A medição das variáveis de slack organizacional segue
a literatura inicialmente desenvolvida por Cyert & March (1963) e as variáveis da
complexidade do setor de produtos seguem o conceito das variáveis desenvolvidas por Dess e
Beard (1984) e operacionalizadas por Keats e Hitt (1988). Os efeitos eficiência, lucratividade
e incentivos segue o arcabouço apresentado por Godoy-Bejarano et al. (2020). As hipóteses
foram testadas usando regressões Ordinary Least Squares (OLS) controladas por efeitos fixos
para país e setor com erros padrão robustos de cluster nas dimensões de país e setor.
Resultados - Os resultados sugerem que a munificência, dinamismo e complexidade têm
efeitos moderadores nas relações entre os slacks disponível, recuperável e potencial com o
desempenho da firma, alterando a eficiência, a lucratividade e os incentivos para o acúmulo
de slack organizacional. Também foi evidenciado que o incentivo para alteração dos slacks
recuperável e potencial são maiores do que o slack disponível.
Originalidade/Valor Esta pesquisa contribui para a literatura de estratégia, e em particular
de slack organizacional, uma vez que a relação entre slack e desempenho da firma pode ter os
efeitos eficiência, lucratividade e incentivos alterados dependendo dos níveis das
multidimensões do setor de produtos, o que indica que os níveis de slack devem ser ajustados
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de acordo com as condições do setor. Além disso, esta pesquisa vai além de Godoy-Bejarano
et al. (2020) ao incluir as dimensões de munificência e dinamismo nas relações
multidimensão-efeito-slack no desempenho da empresa. Este estudo sugere que os
mecanismos da relação multidimensão-efeito-slack devem ser estudados de forma
individualizada para cada tipo de slack organizacional