O Impacto do Plano de Expansão no Desenho e no Uso dos
sistemas de Avaliação de Desempenho

Nome: AFONSO CELSO KINJI TAKEMOTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSIMEIRE PIMENTEL GONZAGA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EMANUEL RODRIGUES JUNQUEIRA DE MATOS Examinador Interno
JÚLIO ORESTES DA SILVA Examinador Externo
ROSIMEIRE PIMENTEL GONZAGA Orientador

Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar os impactos do Plano de Expansão no
desenho e no uso dos sistemas de avaliação de desempenho. Configurou-se como um estudo
de caso único e teve os SGDs da organização Delta como objeto de estudo. A coleta de dados
se deu com o envio de um questionário eletrônico, condução de entrevistas e observação.
Adotou-se o framework de de Ferreira e Otley (2009) e o procedimento da Análise de Conteúdo
conforme Bardin (2006). A empresa observada atua no segmento automotivo e conta com
aproximadamente 4200 colaboradores diretos. O departamento de compras da firma, com
aproximadamente 60 colaboradores, foi selecionado para os fins da pesquisa. A investigação
permitiu concluir que: (1) o Plano de Expansão impacta no desenho dos SGDs; (2) o Plano de
Expansão resulta em adequações no desenho dos SGDs e também pode ser o resultado dos
SGDs; (3) a tipificação de planos e estratégias seria um incremento relevante para o framework
adotado; (4) o modelo de Ferreira e Otley (2009) viabilizou uma análise holística que resultou
na percepção de que a informação gerada pelos SGDs da organização é utilizada
interativamente pela gestão; e (5) em meio ao debate acerca das perspectivas de análise dos
SGDs enquanto pacote ou enquanto sistemas isolados, evidenciou-se que (a) a abordagem de
pacote é eficiente e alinhada com a realidade; e (b) a análise holística não faz necessária a
investigação de todos os sistemas e subsistemas de controles da organização. Dentre as
limitações enfrentadas, sublinha-se que o estudo investigou apenas um departamento e que as
escolhas metodológicas podem ocasionar vieses na análise, ou seja, diferentes proposições
metodológicas poderiam resultar em diferentes análises, achados e conclusões.

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