Ensino de Ciências Contábeis Contemporâneo: muito além da sala de aula

Resumo: Segundo Sampaio (2011), o ensino superior brasileiro vem apresentando um dinamismo sui generis nas últimas décadas, pois cresceu em número de vagas e cursos tanto nas instituições públicas e privadas. De acordo com Silva & Bezerra (2013, p.501), além disso, a representação social do professor tem mudado, em suas palavras, “a tradicional função do docente como transmissor de conhecimentos foi desprestigiada”. Argumentam os autores que, em grande medida, essa ruptura advém de alterações com a abordagem tradicional do ensino. Além disso, a atividade docente constitui-se de um objeto complexo e multidimensional, logo, não se resume à mera transmissão de conteúdo. Ela se concretiza em um conjunto articulado de ações que contemporaneamente é representada socialmente pela interlocução, mediação da aprendizagem, mobilização “sócio-afetiva, política e crítica”.
A ruptura com a abordagem pedagógica tradicional ou até mesmo a comportamentalista, tem sido debatida em diversas esferas (LIBÂNEO, 2005). Pois, numa perspectiva cognitivista, interacionista e sócio-cultural a relação de poder, a mecanização do processo de ensino-aprendizagem e a constituição de um sujeito “livre”, crítico e com capacidade de compreender e “ler o mundo” autonomamente são questões que emergiram e foram colocadas em evidência (MUZIKAMI, 1986).
Todas essas questões têm criado uma série de perguntas por parte dos pesquisadores da área de ensino e principalmente, no ensino superior. Alguns têm se debruçado sobre as práticas didáticas utilizadas em salas de aula (ALVES, 2015), outros sobre os estilos de aprendizagens (SCHMIDT e DOMINGES, 2016), ou ainda, sobre as abordagens que sustentam as práticas (SILVA, BRUNI e BAQUEIRO, 2014), etc.

Data de início: 01/05/2018
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador VAGNER ANTONIO MARQUES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910