Pesquisa Empírica em Auditoria
Código: PCON1041
Curso: Mestrado em Ciências Contábeis
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: 1. EMENTA
Teoria da Agência e o Papel da Contabilidade. Regulação e Pesquisa empírica em Contabilidade. Normas Brasileiras e Internacionais de Auditoria. Qualidade da Auditoria. Panorama da Pesquisa empírica em Auditoria.
2. OBJETIVO
O objetivo da disciplina é desenvolver nos estudantes a capacidade de compreender o conjunto geral das normas de auditoria e suas implicações no comportamento dos usuários (internos e externos) a partir das teorias econômicas que sustentam o debate sobre o tema. Além disso, buscará desenvolver habilidades de pesquisas empíricas no campo da auditoria visando a produção de pesquisas nesse campo.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO*
Unidade 1 Teoria da Agência e o Papel da Auditoria
1.1. O surgimento das grandes corporações e suas implicações
1.2. Relação Contratual e Assimetria Informacional
1.3. Risco Moral e seleção adversa
1.4. Relevância da Informação Contábil e os problemas de agência
1.5. Demanda por auditorias em PME´s e Grandes Corporações
Unidade 2 Teorias da Regulação e a Pesquisa empírica sobre Auditoria
2.1. Principais Teorias da Regulação
2.2. Implicações das Teorias da Regulação na Pesquisa Contábil
2.3. Regulação Contábil e o Papel da auditoria
2.4. Implicações da Regulação Contábil na Pesquisa sobre Contabilidade e Auditoria
Unidade 3 Normas de Auditoria e Pesquisa empírica sobre auditoria: o que precisamos compreender?
3.1. Panorama das normas brasileiras e internacionais de auditoria
3.2. Alterações das Normas de Auditoria Pós-IFRS
3.3. Importância da Auditoria Externa para o Mercado de Capitais
3.4. Limitações da Auditoria Externa e suas implicações
3.5. Tendências de pesquisa sobre a auditoria no contexto nacional e estrangeiro
* Os subtópicos e bibliografias específicas serão apresentados no plano de ensino e cronograma da disciplina.
4. METODOLOGIA
O curso será através de seminários distribuídos aos grupos, preferencialmente de 4 alunos (dependerá do tamanho das turma). Os seminários ocorrerão em formato de apresentação-debate-questionamentos, logo, todos participarão indistintamente.
Bibliografia: 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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