INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS ESG NO GANHO DE RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Nome: MICHELE MONTEIRO LIRIO MARIA
Data de publicação: 18/12/2024
Banca:
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Papel |
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ALVIM BORGES DA SILVA FILHO | Examinador Interno |
DIANE ROSSI MAXIMIANO REINA | Examinador Interno |
PAULO HENRIQUE ASSIS FEITOSA | Examinador Externo |
VALCEMIRO NOSSA | Examinador Externo |
VINÍCIUS COSTA DA SILVA ZONATTO | Presidente |
Resumo: Esta tese está inserida na temática sobre Environmental, Social and Governance (ESG) e
tem por objetivo verificar se existe ganho de relevância na informação contábil a partir
da divulgação de práticas ESG em empresas de capital aberto. O estudo visa analisar se a
divulgação dessas práticas impacta o Valor de Mercado, a Persistência dos Lucros e a
Taxa de Crescimento Sustentável, em uma perspectiva temporal (refletindo em ganho de
relevância da informação divulgada ao longo do tempo). A pesquisa se destaca ao
explorar a relação direta entre a divulgação de práticas ESG (score geral e por fatores E,
S e G) e o ganho de relevância da informação contábil, por meio de duas perspectivas de
análise das empresas: interna e externa. A perspectiva interna que retrata o resultado
operacional das atividades organizacionais e a perspectiva externa retrata a percepção dos
investidores em relação às empresas. A Teoria Institucional é utilizada como eixo central
da fundamentação teórica, dado que nela observam-se elementos que embasam os
motivos pelos quais as empresas praticam e divulgam suas ações de sustentabilidade. A
amostra é composta por 2.546 empresas situadas em 23 países, analisadas no período de
2013 a 2023, sendo os dados coletados na base de dados da Refinitiv Eikon ®. Os
resultados demonstram que o score ESG não apresentou ganho de relevância a longo
prazo com o Valor de Mercado e com a Persistência dos Lucros, mas apresentou relação
positiva quando analisado a curto e médio prazo com a Taxa de Crescimento Sustentável,
tanto na perspectiva interna quanto na externa. Estes achados revelam que, embora a
divulgação de práticas ESG tenha o potencial de gerar impacto positivo na
sustentabilidade organizacional, o efeito dessas práticas na informação contábil e nos
indicadores financeiros depende da maturidade da integração das práticas ESG nas
empresas e de sua capacidade de institucionalização no longo prazo. Na análise por
fatores, o score E apresentou perda de relevância na informação contábil quando
analisado com o Valor de Mercado e com a Persistência dos Lucros. O score S não
apresentou significância estatística. Já o score G apresentou ganho de relevância na
informação contábil quando analisado com a Persistência dos Lucros. Estes resultados
sugerem que, individualmente, os fatores possuem relações distintas com as variáveis
analisadas em relação ao ganho de relevância da informação contábil. A análise por
fatores com a Taxa de Crescimento Sustentável mostrou-se positivamente relacionada
com o score E, porém evidenciou relações distintas com o score S e G. Os resultados
revelaram que a divulgação de práticas ambientais possuem maior impacto a curto e
médio prazo para os stakeholders. Diante dos resultados, pode-se inferir que a divulgação
de práticas ESG apresenta relação positiva com as variáveis, porém sem evidenciar a
existência de um crescimento gradativo dessa relação ao longo do tempo indicando um
ganho de relevância da informação contábil, onde somente o score G apresentou relação
positiva. Estes achados revelam importantes implicações ao campo de estudos indicando
que a adoção, relevância e divulgação de práticas ESG dependem não só da
implementação das práticas em si, mas do modo como estas são institucionalizadas e
integradas à cultura e à gestão estratégica das organizações.