O Efeito das Reapresentações das Demonstrações financeiras Sobre o Preço das Empresas Brasileiras listadas na B3

Nome: KLEYVERSON LEONARDO DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/05/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VAGNER ANTONIO MARQUES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSE ELIAS FERES DE ALMEIDA Examinador Interno
OSCAR NETO DE ALMEIDA BISPO Examinador Externo
VAGNER ANTONIO MARQUES Orientador

Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito das reapresentações das demonstrações financeiras sobre o preço das empresas brasileiras listadas na B3. Para atingir esses objetivos, foram analisados, por meio de estatística descritiva, teste de diferença entre médias/medianas e matriz de correlação e regressão múltipla, os dados de uma amostra de companhias listadas na bolsa
de valores do Brasil e que reapresentaram suas demonstrações contábeis referentes ao período de 2008 a 2018, tendo como motivo a alteração nos números contábeis. Estudos na literatura nacional já testaram se há efeito da reapresentação no preço das ações, como também se a reapresentação incorre em mudança nos indicadores ROA, ROE e Endividamento Total. Todavia, ainda não verificaram o efeito da reapresentação nos indicadores de liquidez e nos
demais de endividamento e rentabilidade, nem se há efeito moderador desses indicadores no retorno anormal das ações quando da reapresentação. As pesquisas existentes observaram que a reapresentação das demonstrações contábeis altera, em alguma medida, os indicadores contábeis, visto que os indicadores cujas diferenças apresentaram significância estatística com maior robustez foram o Índice de Liquidez Geral (ILG), o Nível de Endividamento (NivEnd) e o ROE. Mediante este cenário, este estudo de evento evidenciou que a reapresentação afeta negativamente os preços das ações a partir do segundo dia da reapresentação, sugerindo a existência de um delay na incorporação das informações aos preços. Nesta pesquisa, apesar dos
retornos anormais acumulados terem sido estatisticamente significativos e com sinal negativo em relação à reapresentação, não foi observada diferença entre o volume de negociação quando da reapresentação em relação à publicação. Por fim, quando testada a interação entre as variáveis independentes da reapresentação e a diferença nos indicadores ILG, NivEnd e ROE, verificou-se efeito moderador destes, o que levou a identificar um efeito potencializador na
reação do mercado, a qual se apresentou negativa. Dessa forma, os achados deste estudo contribuem para que: (i) órgãos fiscalizadores e reguladores identifiquem os efeitos/variações mais recorrentes nas reapresentações; (ii) as companhias evidenciem a reação do mercado quando da reapresentação das demonstrações; (iii) os usuários das informações contábeis verifiquem que a reapresentação das demonstrações implica em alteração nos indicadores
financeiros; e (iv) os auditores reafirmem a relevância dos seus trabalhos em obter asseguração razoável de que as demonstrações retratam fidedignamente a realidade da empresa.

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