Contemporary Accounting Teaching: Far beyond the classroom
Summary: Segundo Sampaio (2011), o ensino superior brasileiro vem apresentando um dinamismo sui generis nas últimas décadas, pois cresceu em número de vagas e cursos tanto nas instituições públicas e privadas. De acordo com Silva & Bezerra (2013, p.501), além disso, a representação social do professor tem mudado, em suas palavras, a tradicional função do docente como transmissor de conhecimentos foi desprestigiada. Argumentam os autores que, em grande medida, essa ruptura advém de alterações com a abordagem tradicional do ensino. Além disso, a atividade docente constitui-se de um objeto complexo e multidimensional, logo, não se resume à mera transmissão de conteúdo. Ela se concretiza em um conjunto articulado de ações que contemporaneamente é representada socialmente pela interlocução, mediação da aprendizagem, mobilização sócio-afetiva, política e crítica.
A ruptura com a abordagem pedagógica tradicional ou até mesmo a comportamentalista, tem sido debatida em diversas esferas (LIBÂNEO, 2005). Pois, numa perspectiva cognitivista, interacionista e sócio-cultural a relação de poder, a mecanização do processo de ensino-aprendizagem e a constituição de um sujeito livre, crítico e com capacidade de compreender e ler o mundo autonomamente são questões que emergiram e foram colocadas em evidência (MUZIKAMI, 1986).
Todas essas questões têm criado uma série de perguntas por parte dos pesquisadores da área de ensino e principalmente, no ensino superior. Alguns têm se debruçado sobre as práticas didáticas utilizadas em salas de aula (ALVES, 2015), outros sobre os estilos de aprendizagens (SCHMIDT e DOMINGES, 2016), ou ainda, sobre as abordagens que sustentam as práticas (SILVA, BRUNI e BAQUEIRO, 2014), etc.
Starting date: 01/05/2018
Deadline (months): 60
Participants:
Role | Name |
---|---|
Coordinator * | VAGNER ANTONIO MARQUES |