O EFEITO DO POSICIONAMENTO GENÉRICO E DA COMPETIÇÃO DO
MERCADO DE PRODUTOS NA EFICIÊNCIA PRODUTIVA DAS FIRMAS

Nome: MARCIO VILELA MONTES

Data de publicação: 09/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CLAUDIO LOUZADA Orientador

Resumo: Esta pesquisa investiga os efeitos específicos e combinados da escolha da estratégia de negócios
e da competição no mercado de produtos na eficiência produtiva da firma. Na dimensão da
firma, os efeitos da estratégia na eficiência produtiva dependem da capacidade da firma em se
posicionar em relação aos seus concorrentes, ou sendo mais eficiente na redução dos custos
produtivos, ou por diferenciar seus produtos e aumentar sua margem de lucro. Porter (1985)
classifica tais estratégias de posicionamento como liderança de custos e diferenciação de
produto, respectivamente. Por outro lado, no contexto do mercado de produtos, o grau de
competição influencia a escolha da estratégia adotada gerando efeitos na eficiência produtiva.
Foram analisadas, neste estudo, as firmas pertencentes ao mercado brasileiro, listadas na Brasil,
Bolsa e Balcão - [B]3
, as quais foram agrupadas por setor de atividade, conforme seu
posicionamento genérico a partir de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), para definição das
variáveis de posicionamento. Para a eficiência produtiva, foram utilizados dados das
informações contábeis destas firmas e foi aplicado o método do Data Envelopment Analysis
(DEA) para composição da variável. Já a competição foi medida a partir do Índice de
Herfindahl-Hirschman (HHI), como métrica de concentração do mercado, pelo índice CR2 que
considera o nível de competição baseado nas duas maiores firmas do mercado e também o
índice Hall Tideman (HTI) que classifica todas as firmas do setor com base em sua participação
de mercado em função da substitutibilidade dos produtos. Os resultados encontrados
evidenciaram que as firmas posicionadas na liderança de custos tendem a ter maior
probabilidade de apresentar eficiência produtiva superior quando comparadas a firmas que se
posicionam em diferenciação. Demonstraram também que, em mercados de alta competição,
as firmas apresentam mais probabilidade de ter maior eficiência e que, com os efeitos
combinados da competição e do posicionamento, à medida que a competição aumenta, a
eficiência produtiva tende a ter mais chance de alcançar maiores níveis. Neste sentido, este
estudo contribui para as pesquisas sobre eficiência produtiva ao demonstrar que as escolhas do
posicionamento estratégico da firma, bem como o nível de competição do mercado de produtos,
influenciam direta e positivamente os seus resultados.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910