Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade: O Professor Gabriel Moreira Campos participa (voluntariamente) da Câmara de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES, que avalia projetos de organização e participação em eventos científicos, locais, regionais, nacionais e internacionais.

O Professor José Elias Feres de Almeida participa do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade – RBC e atua como co-editor da Revista Advances in Scientific and Applied Accounting da ANPCONT, bem como é membro do conselho editorial dos seguintes periódicos: ConTexto, Enfoque e do Jornal Institucional do CRC-ES.

Iniciou-se também um projeto de parceria entre alunos docentes e discentes do PPGCON/UFES com alunos de graduação para aprimoramento dos serviços prestados pela Empresa Júnior do CCJE/UFES.

Nucleação: O Mestrado em Ciências Contábeis promove a nucleação mediante a participação de seus docentes, discentes em grupos e projetos de pesquisa desenvolvidos com docentes e discentes de outros programas de Pós-Graduação.
Os professores do PPGCON/UFES lideram Grupos de Pesquisa cadastrados no diretório de grupos do CNPQ e integram os mesmos grupos como pesquisadores e grupos de outras instituições.
O Professor Gabriel Moreira Campos lidera os seguintes grupos de pesquisa, cadastrados no diretório de grupos do CNPQ na grande área Administração, no âmbito da UFES: Contabilidade e sustentabilidade corporativa, Contabilidade para o Terceiro Setor, Contabilidade, Falências e Recuperações Judiciais e Educação e Contabilidade.
O Professor José Elias Feres de Almeida lidera o seguinte grupo de pesquisa, cadastrado no diretório de grupos do CNPQ na grande área Administração, no âmbito da UFES: Grupo de Estudos sobre Qualidade da Informação Contábil (GEQIC).
A Professora Patrícia Maria Bortolon lidera o seguinte grupo de pesquisa, cadastrado no diretório de grupos do CNPQ na grande área Administração, no âmbito da UFES: Finanças e Governança Corporativa.
O Professor Alfredo Sarlo Neto lidera os seguintes grupos de pesquisa, cadastrados no diretório de grupos do CNPQ na grande área Administração, no âmbito da UFES: Contabilidade e Finanças e Relação entre Informação Contábil e Mercado de Capitais.
Outro aspecto importante a ser ressaltado no tocante a iniciativas de Nucleação o Mestrado em Ciências Contábeis da UFES apresenta perspectivas auspiciosas. Alunos do programa ingressaram na carreira de magistério superior de instituições de públicas e privadas. Destacam-se alguns exemplos: o egresso Eliseu Maria Junior ingressou como professor efetivo no Departamento de Ciências Contábeis da UFES, Lucina Holtz ingressou na UFJF como professora efetiva, o egresso André Abreu de Almeida ingressou como professor efetivo no Departamento de Gemologia da UFES e está cursando o DINTER FGV/UFES, o egresso Felipe Maia Lyrio ingressou como docente no IFES, 4 alunos foram aprovados em concursos para professores substitutos em universidades federais (UFES e UFOP), a aluna Patricia Krauss Serrano Paris ingressou no Tribunal de Contas do Estado do ES. João Antônio Salvador de Souza foi aprovado em concurso da Universidade Federal Fluminense, atuando em Macaé. Silvio Freitas foi aprovado em concurso da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul atuando no campus de Ponta Porá. Pedro Borges Junior foi aprovado em concurso da Universidade Federal do Pará. Isaac Gezer, Ricardo dos Santos Dias e Paulo Victor Gomes Novaes foram aprovados em concurso para professor efetivo do IFES, sendo que o primeiro já está atuando e os demais aguardando nomeação. Ou seja, além do Programa ter representado a abertura de novas oportunidades para estes alunos, os mesmos vêm encontrando espaços em instituições fora o eixo RJ-SP representando uma forma de inserção social.
A nucleação e visibilidade também podem resultar da atuação de egressos em órgãos públicos e empresas. Os egressos do Programa têm tido atuação em diversos setores da administração pública tais como: Tribunal de Contas do ES, Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Governo do Estado do ES, Receita Federal, IFES, UFES – Pro Reitoria de Planejamento, Secretaria da Fazenda do ES, Prefeitura de Vitória, Caixa Econômica Federal e BANDES.

Visibilidade: No primeiro semestre de 2015 foram assinados convênios com o Tribunal de Contas do estado do Espírito Santo e com o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo. No segundo semestre iniciaram-se as negociações para um convênio com o Sebrae-ES.
Os referidos convênios abrem caminho para acesso a diversas bases de dados a serem utilizadas em pesquisas científicas, cujos resultados têm o potencial de contribuir para a elevação da qualidade da atuação de tais instituições.
Os convênios também são uma forma de aumentar a visibilidade do Programa. Como exemplo, em novembro de 2015 a UFES realizou junto com o TCE-ES o Seminário Governança Pública – Perspectivas para uma Nova Administração. O evento contou com palestrantes acadêmicos e profissionais, incluindo o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Sr. Cláudio Silva da Cruz, o economista especialista em Finanças Públicas Sr. Mansueto Almeida e a professora do PPGCON/UFES Profa. Fernanda Sauerbronn. O evento atraiu 175 participantes, principalmente ligados às prefeituras e órgãos públicos acompanhados pelo TCE-ES, mas também alunos da UFES.
Com o CRC-ES o convênio também começou a produzir alguns resultados. O canal de comunicação foi estreitado o que possibilitou, no início de 2016, a realização de uma pesquisa do Prof. Annor da Silva Júnior sobre ética e sustentabilidade junto aos profissionais contábeis registrados no CRC. Essa parceria está sendo fundamental para a concretização do projeto de pesquisa do Prof. Annor. Um representante da direção CRC-ES foi convidado a ser palestrante no VII SUFESC que terá como tema “Características Empreendedoras do Profissional Contábil”. O PPGCON/UFES tem como plano junto ao CRC a organização de cursos para os profissionais contábeis, que possam ser reconhecidos para atendimento a NBC PG 12 que dispõe sobre educação profissional continuada. Essa iniciativa tem impacto na visibilidade e na inserção social do Programa.
Os professores do PPGCON/UFES também são estimulados a ministrarem palestras em outras instituições da região metropolitana, do interior e em outros estados e em órgãos de classe como maneira de compartilhar conhecimento de pesquisas realizadas e temas de interesse. Em 2015 a Profa. Patricia Maria Bortolon foi palestrante em evento organizado pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas sobre o tema “Governança Corporativa – o que estamos pesquisando?”. O Prof. Eduardo Zanoteli ministrou as seguintes palestras: (i) com o tema “Lei nº 12.973 x IFRS - Avaliação a Valor Justo: situações de incidência, cálculo e contabilização” no I Seminário de Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Espírito Santo em Vila Velha/ES; (ii) com o tema “Inovação & Criatividade: Tratamento Contábil” no Seminário UVV de Ciências Socias em Vila Velha/ES; (iii) com o tema “Lei nº 12.973/2014 x IFRS: Avaliação pelo Valor Justo: Situações de Incidência, Cálculo e Contabilização” no I Seminário de Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Maranhão em São Luis/MA; (iv) com o tema “Gestão Financeira Maximizando os Lucros” no Ciclo de Palestras do SINDIPOSTOS/ES em Vitória/ES; (v) com o tema “ITG 1000: Contabilidade para Empresas PME - Opções e Alterações Práticas” no I Seminário de Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Roraima em Boa Vista/RR.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910