A Legitimidade em Questão e a Questão da Legitimação: Análise do Discurso do Grupo Gerdau em Relação à Operação Zelotes

Nome: AURELIA DECOT GALGANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANNOR DA SILVA JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANNOR DA SILVA JUNIOR Orientador
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Examinador Externo
ROBSON ZUCCOLOTTO Examinador Interno

Resumo: A corrupção é um fenômeno disseminado em diversas sociedades, que ocupa espaço de destaque na opinião geral brasileira e no discurso por esta gerado. Ela é comumente mais associada ao setor público do que ao privado, ainda que seja comum o envolvimento de organizações privadas em tais casos. Tendo em vista essa posição privilegiada das organizações privadas, pesquisou-se em que maneira uma delas responde discursivamente a um caso de corrupção em busca de legitimidade social. A organização analisada foi o Grupo Gerdau, Grupo empresarial familiar do setor siderúrgico, na ocasião de seu envolvimento na Operação Zelotes. A pesquisa foi ancorada nos conceitos de instituição e legitimação social, para abordar os temas: relações entre Estado e mercado; ideologia brasileira; formas de funcionamento do mercado; e corrupção. Os temas foram abordados com o intuito de compreender os elementos simbólicos que tangenciam a corrupção e as organizações privadas. Conduziu-se um estudo de natureza qualitativa e documental, com dados retirados do site institucional do Grupo Gerdau, de notícias da mídia, da base Comdinheiro, e do Youtube. Utilizou-se da Análise do Discurso (AD) como método, a partir das noções de ethos e cenografia, buscando identificar como o Grupo Gerdau se definiu, e como se inseriu na conjuntura nacional à época da Operação Zelotes. Encontrou-se que o Grupo Gerdau se apoia sobre e reforça a oposição entre Estado e mercado, colocando a corrupção do lado do Estado ineficiente, e se apresentando como parte do mercado eficiente. Este mecanismo discursivo permite o distanciamento entre o Grupo Gerdau e a Operação Zelotes, legitimando o primeiro. Indentificou-se que há um sistema discursivo de reforço ideológico, no qual as organizações se afirmam como idôneas apoiando-se discursivamente sobre a ideologia hegemônica, enquanto o mercado aceita tal afirmação e confere legitimidade social a elas e reforça a ideologia corrente. O estudo é limitado pela análise de apenas uma companhia, e pela falta de confirmação estatística da repercussão da Operação Zelotes no valor de mercado do Grupo Gerdau. Sugere-se para estudos futuros um estudo de eventos, que realize essa confirmação, assim como a análise do discurso de mais organizações.

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