ANÁLISE da Formulação da Política Pública de Ensino
integral no Estado do Espírito Santo: Programa
escola Viva

Nome: MARIANA MACHADO BARRETO FONTÃO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROBSON ZUCCOLOTTO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANNOR DA SILVA JUNIOR Examinador Interno
MARIA CECÍLIA DA SILVA CAMARGO Examinador Externo
ROBSON ZUCCOLOTTO Orientador

Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever o processo de formulação da política
pública de implementação do ensino integral, traduzida no programa Escola Viva,
passando pela formação de agenda e pelo processo de definição de alternativas. A
abordagem teórica utilizada foi a conceituação de política pública a partir das etapas
da política pública, bem como os modelos de múltiplas dinâmicas de Kingdon (1995)
e de coalizões advocatórias de Sabatier e Jenkins - Smith (1993). Para atingir o
objetivo proposto a pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa, adotou a
estratégia de estudo de caso e utilizou como instrumentos de pesquisa, entrevistas
exploratórias, análise documental e entrevistas semiestruturadas por pauta. Os
resultados apontam para a formação de uma coalizão formada por atores no
Espírito Santo, defendendo suas convicções sobre a política pública e atuando em
prol da mudança proposta. A mudança do Poder Executivo e importantes marcos
legais na agenda nacional permitiram que fosse aberta uma janela de oportunidade
e que os empreendedores da política atuassem em torno da implementação do
ensino integral no ensino médio. Este estudo contribui, portanto, para uma melhor
compreensão da etapa de formulação de política pública, em particular, na área da
educação.

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