Summary: A linha de pesquisa Contabilidade Comportamental e Gerenciamento de Impressão investiga os efeitos de vieses cognitivos, heurísticas e estratégias de manipulação informacional sobre o comportamento de indivíduos em contextos de julgamento e tomada de decisão contábil. Partindo de pressupostos da contabilidade comportamental e da psicologia econômica, os estudos desenvolvidos no âmbito desta linha utilizam abordagens experimentais para compreender como fatores como accountability interna, heurísticas de ancoragem, identidade moral, ordem de apresentação da informação e formação acadêmica influenciam a interpretação de dados contábeis e as decisões dos usuários da informação.
A pesquisa inclui análises sobre decisões gerenciais e éticas em ambiente corporativo, bem como sobre o comportamento de investidores não profissionais frente a informações financeiras e extracontábeis, especialmente em setores inovadores como o de fintechs. Os experimentos desenvolvidos abordam tanto o comportamento de profissionais e estudantes de contabilidade quanto de indivíduos de outras áreas, explorando aspectos como o detalhamento de atividades (e.g., timesheets), a manipulação narrativa (gerenciamento de impressão), o uso de âncoras numéricas e o papel das estratégias cognitivas e afetivas nos julgamentos contábeis. Os achados têm relevância teórica e prática, oferecendo contribuições para a compreensão das limitações do modelo racional de tomada de decisão e sugerindo melhorias para a elaboração e a divulgação da informação contábil.
Starting date: 01/06/2025
Deadline (months): 72
Participants:
| Role |
Name |
|---|---|
| Coordinator * | RAFAEL DE LACERDA MOREIRA |
