Contabilidade, Finanças, Auditoria e Tributação

Resumo: O objetivo principal dos gestores é maximizar o valor para os acionistas, atendendo, entretanto, os interesses das demais partes interessadas. Nesse processo, a gestão de custos e a estratégia se conectam, na medida em que o nível de eficiência da firma reflete as decisões estratégicas adotadas pelas empresas e os fatores ambientais que pressionam a conduta dos players daquele setor (Bezanko, Dranove, Shanley & Chaefer, 2013).
Adicionalmente, o mercado de capitais demanda permanentemente de dados que possibilitem os diversos usuários a decidirem sobre a alocação de recursos. Dentre estes dados, a contabilidade assume papel de destaque (Watss & Zimmermann, 1986). Entretanto, para que os dados contábeis cumpram aos seus objetivos, eles precisam ser fidedignos e úteis (Dechow & Schrand, 2010). Ocorre que casos como o da Enron (2000-2001), Subprime (2008), entre outros, evidenciam a necessidade de se monitorar e controlar a qualidade das informações financeiras divulgadas pelas empresas. Diante disso, a auditoria figura como um dos mecanismos utilizados para melhorar a qualidade das informações contábeis, na medida em que se presta a assegurar a veracidade das informações divulgadas (Di Pietra & Ronen, 2014). Nesse contexto, o presente projeto-base desenvolverá pesquisas que busquem evidenciar o impacto da auditoria, bem como o efeito das mudanças no ambiente regulatório contábil e de auditoria sobre a proxies de qualidade da informação contábil.
Diante desse contexto, o presente projeto-base buscará orientar estudos que avaliem a qualidade da informação contábil, o impacto da tributação sobre métricas de desempenho internas e externas, finanças corporativas e valor e auditoria e governança corporativa a partir de teorias econômicas, financeira e de tributação.

Data de início: 16/03/2020
Prazo (meses): 99

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado KLEYVERSON LEONARDO DOS SANTOS
Aluno Mestrado BRUNO MAGRI MAGALHÃES PINTO
Aluno Mestrado LEONARDO VALTER BREGONCI
Aluno Mestrado NATALIA ZANOTTI SILOTE
Aluno Mestrado RENAN BITTENCOURT GUERRA

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910