TRANSPARÊNCIA e Accountability: Análise dos Indicadores de Desempenho Apresentados nos Relatórios de Gestão dos Institutos Federais de Educação

Nome: Briscia Oliveira Prates Rigoni
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Rosimeire Pimentel Gonzaga Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Robson Zuccolotto Examinador Interno
Rogério Zanon da Silveira Examinador Externo
Rosimeire Pimentel Gonzaga Orientador

Resumo: Este trabalho se propõe a verificar se os Relatórios de Gestão dos Institutos
Federais de Educação, enquanto instrumento de controle, contém o nível de
transparência requerido quanto a forma como os indicadores e metas são construídos e
demonstrados, para ser considerado como instrumento para promoção de accountability,
perante a burocracia. A pesquisa tem por embasamento teórico discussões promovidas
na literatura a respeito da transparência da informação, com atenção aos atributos da
visibilidade e da capacidade de inferência, e accountability. O delineamento
metodológico proposto pode ser detalhado como descritivo quanto aos objetivos, com
abordagem qualitativa do problema e procedimento documental para coleta de dados.
As informações utilizadas estarão limitadas aos indicadores de gestão instituídos por
meio do Acórdão TCU 2.267 de 2005. Tais dados são divulgados por meio dos
Relatórios de Gestão anuais e consolidados, apresentados pelos Institutos Federais de
Educação para cumprimento do dever de prestação de contas ao Tribunal de Contas da
União, órgão de controle.

Acesso à informação
Transparência Pública

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