DESENHO DE PESQUISA EXPERIMENTAL EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Código: PCON-1037
Curso: MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: I. OBJETIVO
O objetivo da disciplina Desenho de pesquisa experimental em estudos organizacionais é proporcionar ao aluno conhecimentos metodológicos sobre desenho experimental aplicado à experimentos na área de teorias sociais aplicadas. Apresentar diferenças entre diferentes desenhos de estudos quantitativos e o desenho de testes de causalidade com base em experimentos. Proporcionar ao aluno capacidade de desenvolver projetos de desenho experimental. Capacitar ao aluno operacionalizar e análisar dados de experimentos.

II. EMENTA

O que é experimento. Construção e teste de teoria. Desenhos de pesquisa em estudos organizacionais. Introdução a análise de dados de estudos experimentais. Desenvolvimento prático de projetos de estudos experimentais.

III METODOLOGIA DE ENSINO

- Aulas expositivas e dialogadas.
- Seminários.
- Desenvolvimento de projetos de artigos experimentais

IV. AVALIAÇÃO
Seminários, Apresentação oral e entrega de artigo com base em desenho experimental na área de estudos organizacionais, participação em aula.
Bibliografia: REFERÊNCIAS

ANTONY, J. Desingn of Experiments for Engineers and scientists. Elsevier Science & Technology Books, 2003.
COLQUITT, J. A.; ZAPATA-PHELAN, C. P. TRENDS IN THEORY BUILDING AND THEORY TESTING: A FIVE-DECADE STUDY OF THE ACADEMY OF MANAGEMENT JOURNALAcademy of Management Journal, Vol. 50 (6), 1281–1303, 2007.
MILLER, K. D.; TSANG, E. W. K. TESTING MANAGEMENT THEORIES: CRITICAL REALIST PHILOSOPHY AND RESEARCH METHODS. Strategic Management Journal, v. 32, p. 139–158, 2010.
Hernandez, J. M. Basso, K, Brandão, M. M. PESQUISA EXPERIMENTAL EM MARKETING. Revista Brasileira de Marketing – ReMark Edição Especial, Vol. 132), 2014.
BROWN, J. R; DANT, R. P. Scientific method and retailing research: A retrospective Journal of Retailing, v. 84 (1), p. 1–13, 2008.CHATTERJI, A. K., et al. FIELD EXPERIMENTS IN STRATEGY RESEARCH. Strategic Management Journal, n. 37, p. 116–132, 2016. PRADO, P. H. M.; KORELO, J. C.; SILVA, D. M. L. ANÁLISE DE MEDIAÇÃO, MODERAÇÃO E PROCESSOS CONDICIONAIS. Revista Brasileira de Marketing – ReMark, Edição Especial – Vol. 13(4), 2014.

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