Democracia e Controle, conversa com Deputado Sérgio Majeski

Na manhã do dia 04/7/2017, o professor Robson Zuccolotto, da discipina de Democracia e Controle do Mestrado em Ciências Contábeis, recebeu um convidado para tratar de tema afeto aos interesses dessa disciplina.

O convidado, deputado Sergio Majeski, falou sobre o tema: A importância e política e da participação na política.

Durante sua exposição ele conversou com os alunos sobre a descrença na política nos dias atuais, sobre a fragilidade das instituições democráticas e da necessidade de participação da população, destacando o ano de 2013, quando os movimentos de rua deixaram os governantes pressionados e, por conseguinte, forçados a repensar os desenhos institucionais e as políticas públicas.

Fez, também, uma explanação do sistema político brasileiro e de como as coalizões acabam resultado em práticas de corrupção.

Destacou, ainda, que as reformas institucionais são lentas e incrementais, dado que boa parte dos governantes quer manter o status quo.

Relatou também sua experiência nos movimentos políticos e contou sua experiência na eleição para deputado.

Descreveu e narrou algumas de suas ações como deputado, as dificuldades e, sobretudo, a vontade de tornar a representação democrática, ou seja, ser uma representação fiduciária e não uma representação delegada, como aquela que infelizmente se verifica por parte da maioria dos nossos representantes.

Por fim, destacou a importância da educação e da educação para a cidadania, considerando que ela é fundamental para a mudança da cultura política brasileira.

A participação do Deputado Sergio Majeski trouxe para disciplina Democracia e Controle, a possibilidade de reflexões teóricas a partir da realidade prática dos governantes e, em função disso, além da possiblidade de realizarem diversas perguntas para o Deputado, os estudantes da disciplina sentem-se motivados a se inserir nos espações políticos e, sobretudo, não desqualificar a política, uma vez que qualquer solução fora dela não é democrática.

Tags: